Nutrição Desportiva

Atualizado: 1 de Ago de 2019

Hoje vou partilhar um bocadinho convosco a minha experiência sobre nutrição desportiva. O que deves ou não ingerir e de que forma gerir. Vou falar sempre de uma forma geral pois cada caso é um caso (corpo e pessoa) mas ficam aqui as minhas ideias gerais sobre este tema.

O nosso corpo precisa de energia e quanto melhor (qualidade) forem os alimentos que ingerires melhor te vais sentir. É super importante conheceres bem o teu organismo e como ele funciona. Teres consciência dos teus hábitos alimentares e do quanto isso influencia o teu bem estar, os teus pensamentos e as tuas performances. O quanto tudo está interligado. Ler e pesquisar informação sobre estes temas é fundamental.


No ténis, especificamente, precisas de alimentos no teu corpo para que as tuas pernas e mente correspondam ao que pretendes. O teu organismo consome energia enquanto treinas e competes. A importância de teres no teu sistema energia de qualidade e específica para o que precisas em função do que vais necessitar. 


Hidrato de carbono, proteína, vegetal, fibra, fruta (açúcar) e muita água são a base, em forma de reserva, que precisas para te sentires bem. Como em tudo, a alimentação adequada passa por um equilíbrio. O nosso cérebro trabalha a glicose (açúcar = hidrato de carbono) e os teus músculos precisam de reservas energéticas para funcionar da forma mais apropriada e terem margem de trabalho.


“O atleta deve procurar este equilíbrio de uma forma constante e antecipada.”


A suplementação alimentar ajuda muito a manter os níveis que desejamos de desempenho altos. A base, para mim, passa por uma boa alimentação com qualidade, no tempo (timing) certo, nas quantidades devidas com o que realmente o corpo precisa.


“A importância da hidratação, o nosso corpo é água.”


Questões como, que hidrato de carbono escolher? Quando comer? Como preparar?

De que forma manter as rotinas para melhorar a performance?

Os timings da digestão e competição são essenciais.

As viagens e a competição e o quanto importante é manter estes hábitos.

O mesmo se aplica para a proteína, fruta, vegetal, fibra… é sempre a mesma situação.

Por isso digo, um equilíbrio acaba por ser o verdadeiro ideal. 


“O investimento que uma boa alimentação requer.”


O papel fundamental do treinador ou pessoa responsável que faça esta gestão de um atleta enquanto ele não é autónomo ou não tem o devido conhecimento.


A importância de um bom nutricionista e acompanhamento neste sentido.

Saberes quais os alimentos que te fazem melhor, aqueles que podes ou não tolerar. Hoje em dia existem exames para tudo isto, devemos tirar partido de toda esta informação e conhecimento.


"O papel fundamental dos snacks a meio do dia e a alimentação regular (2 em 2h ou 3 em 3h) como forma de equilíbrio."


A recuperação de um jogo, competição e treino deve ser sempre mais à base de uma boa proteína com vegetal, obviamente quando existiu desgaste muscular. Se o treino ou jogo foi menos intenso talvez não exista essa necessidade do próprio organismo. É tudo uma gestão, o importante é perceber como o nosso sistema funciona. Depois é gerir em função daquilo que precisamos. Eu vejo este tema da nutrição desportiva assim.


“Alcancei os meus melhores resultados comendo sempre o que o corpo me pedia!”


Todas as minhas experiências com grandes dietas, planos a seguir e muita restrição alimentar nunca correram bem. 

Era quase sempre difícil de seguir (por quantidades, logística e processo). A chave, na minha opinião é o equilíbrio e a qualidade como referi anteriormente. Saber o que estamos a ingerir e de que forma utilizar cada alimento, suplementação alimentar inclusive, é a chave. 


Procura informação adequada e profissional.


Em resumo:

Energia - Hidrato de Carbono

Recuperação - Proteína e Vegetal

Água - Sempre

Fruta e Fibra - Muitas vezes e repartido durante o dia

Suplementação - Adequada em função das necessidades


Pessoas que mais me ensinaram e inspiraram:


Dr. Custódio César (Nutricionista)

https://www.facebook.com/custodio.cesar.nutricionista/


Iara Rodrigues (Nutricionista)

https://www.iararodrigues.com


45 visualizações
frederico%20logo2_WHITE-01_edited.png