Tennis Racket Customization

Um dos factores mais importantes desta modalidade é termos na nossa mão a raquete desejada e aquela que mais nos ajude. E então para isso que precisamos saber?


Vou escrever um pouco sobre o que se deve ter em consideração quando estamos a equilibrar, balancear e customizar uma raquete de ténis.


Existem vários aspectos a ter em conta:


Peso Total (Total Weight)

Peso que a raquete tem num todo. Quanto realmente pesa o que temos na nossa mão. Este valor é medido em gramas (Europa).


Balanço (Balance)

Ponto onde se encontra o equilíbrio do peso da raquete. Este valor é medido em centímetros (desde a ponta da raquete) e ajuda a perceber o que gostamos de sentir no equilíbrio da nossa raquete. Exemplos: peso mais na cabeça, mais no cabo, mais no centro, etc...


Equilíbrio Dinâmico (Swing Weight)

Balanço ou equilíbrio dinâmico ajuda a perceber a potência (inércia) da raquete.

Este valor é medido através de uma máquina (que segura o gripe da raquete) e mede valores entre 0-400kg*cm2.

Quanto menor for o valor de SW maior vai ser a maneabilidade da raquete. Quanto maior for o valor de SW mais potência (inércia) e estável (- torção) vai ter a raquete. Todos estes valores devem estar adequados/ajustados ao nosso corpo e força de movimento.

https://www.youtube.com/watch?v=z4E6hAmAiaM


Rigidez (RA)

Rigidez e flexibilidade do material da raquete. Quanto entra ou não a bola no material (fibras) da raquete. Quanto mais rija for a raquete mais potência vais sentir (saída de bola maior e menos tempo de contacto com a bola). Quanto mais flexível for o material mais feel vais ter mas menos saída de bola vais sentir (tempo de contacto com a bola superior).


Padrão de corda - Super importante para uma maior ou menor saída de bola. Jogadores que procuram Spin devem optar por um padrão de corda mais aberto (16x19*). Jogadores que procuram mais control devem jogar com um padrão de corda mais fechado (18x20*).

* Exemplo


Grip - Tamanho e formato do Grip deve ser ajustado à mão. Um gripe à medida é o ideal e hoje em dia tudo é possível ser feito/moldado. Grips maiores ou menores que o tamanho ideal pode influenciar em muito as pegas e performance. Cada pessoa tem uma mão e sensação diferente.


Tipo de corda - Muito importante dependendo do que se procura. Existem mil e um tipos de corda. As misturas acabam por surgir muito. Os sintéticos e as mais naturais...

A espessura da própria corda influencia também muito a saída e sensação de toque.

Quanto mais fina a corda maior sensação e saída de bola sentes mas menor durabilidade vais ter. O mesmo se aplica ao contrário. A importância da tensão das cordas e máquinas de encordoar.


Enquadramento Global - O ideal é termos tudo ajustado à nossa medida e, felizmente, hoje em dia tudo se pode fazer. Desde o peso, ao equilíbrio, ao balanço dinâmico (potência), grip, corda, tudo podemos customizar. O tamanho da própria raquete pode ser alterado.
















Deixo-vos estes links importantes com imagens do material e informações necessárias:

https://www.tennis-warehouse.com/LC/customize.html

https://www.tenniswarehouse-europe.com/lc/customize.html


Frederico Gil


41 visualizações
frederico%20logo2_WHITE-01_edited.png